domingo, 17 de julho de 2011

TRUSS ROD ADJUSTMENT

Minha Epiphone Les Paul foi comprada nos EUA em Maio deste ano, mas até então não tinha feito absolutamente nenhum ajuste nela. Estava exatamente como veio da fábrica. Minha única queixa, até então, era o fato de que as cordas estavam um pouco altas demais para o meu estilo de tocar. 

Logo na loja onde eu comprei (Sam Ash em NY), o vendedor tinha dado uma olhada na guitarra e confirmado que o braço dela estava um pouco envergado para dentro, e que isso poderia ser facilmente ajustado, em casa mesmo, com o uso de uma ferramenta específica, fazendo uma torção no sentido horário ali no "TRUSS ROD" -- que é aquela barra de ferro que atravessa todo o braço da guitarra, por dentro da madeira, e termina ali no head stock. Se você tiver dificuldades para entender as partes da guitarra, clique aqui.



Ele me recomendou, na época, procurar algum amigo meu que tocasse guitarra há mais tempo, que fosse mais experiente, pois falou que todo mundo que toca há muito tempo está acostumado a fazer esse tipo de ajuste, sem maiores problemas.

Na época eu fiquei pensando: "nem vou me meter a mexer nisso, vou levar a guitarra para um luthier e deixar um profissional fazer o trabalho". Mas, ao longo do tempo, vendo vídeos na internet (como esse abaixo), achei que o ajuste seria muito simples de fazer, e que houvesse qualquer problema, eu poderia voltar à  posição que estava antes, que nada mudaria. E mesmo numa situação muito extrema, bastaria levar a guitarra a um luthier, que ele resolveria.

Pois bem, hoje me atrevi a fazer o ajuste no Truss Rod. A primeira coisa que fiz foi afrouxar todas as cordas para que eu pudesse afastá-las para fora do braço, e assim deixar livre o caminho para o parafuso que segura a tampinhas do Truss Rod sair (essa tampinha é a que tem escrito o modelo da guitarra -- no meu caso, tá escrito "Les Paul Standard").



Aproveitei o ensejo, que as cordas estavam frouxas e afastadas do nut, e fiz aquele esquema de fazer uma "lubrificação" nas ranhuras do nut, usando grafite comum de lápis, para que as cordas escorregassem mais facilmente e desafinassem com menor frequencia.



Bem, feita a lubrificação, tirei os três parafusos e removi a tampinha do Truss Rod. A coisa que me deixou mais intrigado foi que eu não consegui, logo de cara, identificar que tipo de ferramenta poderia utilizar. A extremidade do Truss Rod estava muito "pra dentro" da madeira, e não dava pra ver direito que tipo de ferramenta eu deveria utilizar.



Foi aí que procurei no Google por "tipos de truss rod". Vi que existem vários tipos diferentes, e para cada um deles existe uma ferramenta específica. A minha outra guitarra, uma  Jackson, deve ter um truss rod diferente, porque ela veio de fábrica acompanhada com umas ferramentas bem específicas, e uma delas acho que é para isso.



Olhando com mais calma, consegui identificar o tipo de ferramenta necessária, e o tamanho da bitola. Daí em diante foi fácil, bastou encaixar com firmeza a ferramenta e fazer um giro de 1/4 de volta aproximadamente no sentido horário. 





Uma coisa que eu achei esquisita foi que no vídeo abaixo o cara fala que você NÃO deve ouvir nenhum tipo de rangido, estalo ou coisa parecisa, mas o braço da minha guitarra fez um leve som de madeira rangendo. Acho que é natural um barulhinho de leve, pois trata-se do braço se ajustando (se entortando milimetricamente). Bem, rolou esse barulho ai, mas o braço continua no lugar... 

Depois disso, dei uma olhada na inclinação do braço e realmente tinha mudado alguma coisa. Foi aí que coloquei as cordas no lugar, afinei o instrumento e fiz os testes iniciais. A pegada ficou mais fácil nos solos mais rápidos, e acho que ate'o som da guitarra ficou mais agressivo (talvez pela maior proximidade do encordamento com o captador). Depois desta certificação, afrouxei as cordas novamente e coloquei a tampinha de volta, e tudo voltou ao normal.

Agora, além da guitarra estar mais fácil para solar devido à menor altura das cordas, está mantendo a afinação por mais tempo. Até o ato de girar as cravelhas para apertar as cordas ficou mais fácil, devido à lubrificação que fiz no nut. Recomendo estes dois ajustes a quem ainda não fez (o do truss rod, só se achar necessário), pois melhora bastante o ato de tocar a guitarra, e além disso é uma coisa simples que realmente não necessita de uma ida ao luthier. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário