terça-feira, 5 de julho de 2011

Backing Tracks

No meu primeiro post eu comentei sobre as idéias recentes para melhorar a vida dos guitarristas, em comparação à situação precária de um passado não muito distante, onde para eles só restavam as toscas revistinhas de violão vendidas nas bancas de jornal.

Uma das coisas mais interessantes que eu vi até hoje é o "backing track". O backing track é simplesmente uma faixa de áudio de uma música popular que contém todos os elementos musicais, exceto a guitarra. Ou seja, é possível baixar uma mp3 com as faixas de bateria, baixo, vocal e algumas vezes guitarra base da música Sweet Child O' Mine, do Guns and Roses, por exemplo, e colocar pra tocar no som, enquanto você dá uma de Slash e faz os solos todos no seu próprio instrumento.

Algumas backing tracks vêm só com baixo e bateria. Outras adicionam o vocal, e outras ainda vêm com a guitarra base, só deixando o papel do solista pra você -- que, convenhamos, é o mais interessante.

Existem várias formas de "vida" das backing tracks. As mais simples são feitas em editores MIDI, o que torna a música um pouco menos parecida com a original, e às vezes (nem sempre) com alguns errinhos pequenos. Existe um outro processo em que uma banda cover de fato vai para o estúdio e grava todos os instrumentos de apoio, exceto a guitarra solo. Ainda tem uma terceira opção, que eu acho que é a melhor: alguém pega a música original e retira digitalmente a guitarra solo (ou usando a gravação original, com os instrumentos separados em cada canal), e assim você pode realmente tocar como se fosse um Slash ou um Kirk Hammet.

Sem dúvida, tocar junto com uma banda, ainda que seja uma gravação de uma banda tocando, é MUITO melhor do que ficar tocando guitarra sozinho. Não tem nem comparação!

Existem muitos sites de backing tracks disponíveis na internet, mas o que eu achei mais interessante foi esse aqui, o Guitar Backing Track.com. Vale a pela conferir!

Um comentário: