quarta-feira, 13 de julho de 2011

GUITARRAS CHINESAS - RÉPLICAS

Vocês já ouviram falar que tem um site chinês vendendo réplicas de guitarras famosas, como os modelos Les Paul da Gibson e da Epiphone? Esse site aqui é um deles, dê uma conferida. 

Os chineses conseguem imitar quase tudo o que existe por aí, e sempre de forma mais barata que o produto original, mas obviamente com menos qualidade, menor garantia, materiais inferiores, etc. O preço é certamente mais em conta, mas acho que valem algumas considerações sobre este tipo de produto.

1) Guitarras não são produtos extremamente complexos em termos de eletrônica. E como sabemos, a maior habilidade dos chineses é fazer réplicas de produtos geralmente bem simples, como cigarros, uisques, roupas, etc. Logo, você deve estar imaginando que deve ser fácil fazer uma cópia de uma guitarra. Eu tenho minhas dúvidas... Apesar de ser um produto basicamente de madeira, que é um dos produtos em estado bruto mais antigos do qual o homem se utiliza, acho que o que faz uma guitarra ser realmente boa são os detalhes, e não os aspectos mais gerais. É preciso realizar ajustes finos específicos que tomam tempo (e dinheiro) para fazer uma guitarra especial como uma Gibson Les Paul, por exemplo. Não deve ser o caso dessa fábrica chinesa, focada em redução de custos.

2) Essas réplicas (que vêm com o nome GIBSON ou EPIPHONE cravado no headstock) provavelmente nem devem ser legalizadas, não devem pagar royalties ao criador do modelo Les Paul (se é que esse tipo de pagamento existe), nem pros fabricantes originais (Gibson e Epiphone). São cópias não autorizadas, ilegais, que não têm qualquer aval das fabricantes originais. E esses fabricantes não têm uma marca para zelar, são simplesmente falsificadores (obviamente muita gente deve comprar essas guitarras para vender como originais... Fato). Ou seja, o compromisso deles com a manutenção de um alto padrão de qualidade deve ser baixíssimo, pois a estratégia deles é uma estratégia de baixo custo, e não de diferenciação. 

3) Pra um comprador de guitarra, não faz sentido comprar uma guitarra, que em seu modelo original, preza pela qualidade, de um fabricante que utiliza estratégia de baixo custo. É um paradoxo! É óbvio que a guitarra não vai ser nem de perto parecida com a original. Quem compra uma guitarra falsificada como esta para uso próprio tem que ter em mente que é um comprador do tipo STREAMLINER, focado em custo baixo, e não um INVOLVED BUYER, que busca qualidade.

4) Não entendi direito como funciona esse site, mas creio que funcione como um eBAY, ou Mercado Livre, e existam diversos fabricantes anunciando o mesmo produto, cada um fabricando de um jeito, com um padrao de qualidade diferente, e misturados à "massa", ou seja, sem precisar ter um compromisso de qualidade. Mais um motivo para acreditar que essas guitarras são vagabundas.

5) Ouvi falar, através de um amigo, que esses fabricantes são os mesmos que fazem as guitarras Epiphone na Ásia. Mas como é que uma informação deste tipo pode ser confirmada por mim ou por você, que está do outro lado do Planeta Terra? Vai confiar?? La garantia soy yo??

Bem, claro que cada um sabe quais são seus fatores de decisão de compra, mas eu não compraria uma Gibson falsificada. Se for comparar esse modelo falsificado com uma Epiphone original então, pior ainda, pois a diferença de preço é bem menor.


12 comentários:

  1. Tenho um amigo que comprou no dhgate e nao se arrependeu. A qualidade tanto da guitarra quanto do som, nao deixam a desejar. A diferença no som? sim, tem. mas é minima. Se for seguir esse padrao... me mostre 2 gibsons do mesmo modelo que tenham sons identicos. vc não vai achar. cada uma vai vir com um pequeno detalhe diferenciador. o que é o caso dessas réplicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto à uma guitarra nunca ser igual à outra, concordo plenamente... Tanto que quando comprei a minha Les Paul nos EUA eu testei umas 20 guitarras diferentes até escolher uma que tivesse o timbre que mais me agradava.

      Sobre a qualidade não deixar a desejar, acho que o conceito de qualidade depende intimamente do preço que você tá pagando pelo produto. Uma caneta BIC é uma caneta de qualidade? Ou é uma Mont Blanc que é de qualidade?... depende.

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  2. Tenho duas guitarras realmente boas, mas estou pensando em comprar essas replicas para usar em ensaios (quando vou muito tarde ao estúdio) pois já tive o carro roubado no semáforo; e também para deixar em armários de vidro, apenas como decoração.

    Acho que para isso (como não sou rico) serve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ícaro, se for pra usar como decoração, COM CERTEZA ABSOLUTA é uma boa ideia comprar uma réplica! Pra tocar só em ensaios, também talvez seja uma ideia razoável.

      Quais são as suas duas guitarras realmente boas?

      abs

      Excluir
    2. eu so tenho 14 anos e so a queria para tocar mesmo

      Excluir
    3. mas e bom comprar nesse site ?
      de onde vem essas guitrras e pq eu sou de portugal

      Excluir
    4. Se elas são chinesas, elas vêm da China!

      Excluir
  3. aqui no BRASIL já não se sabe o que é original gibson.pq aparece a fabricao UsA. comprou pelo site pirou.. queria saber qual site onde vende as original GIBSON e EpiphonE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter um representante Gibson e Epiphone "OFICIAL" no Brasil, tem que pesquisar pra ver qual é.

      Excluir
  4. Eu não compro Epiphone nem que me paguem...não chega nem perto de uma USA tenho réplicas chinesas muito melhor que as Epiphone e tenho uma Lespaul USA pra comparar...claro que não tem comparação mas atende bem pela relação custo benefício...um vinho bom vai ser sempre um vinho caro mas existem vinhos bons e mais baratos...é assim que eu vejo...pra quem não tem grana e sonha com um instrumento top ela atende bem pra caramba...

    ResponderExcluir
  5. Ela é melhor que qualquer outra no mesmo valor, e bem mais bonita. Mas claro, quem puder pagar zpor uma original, compre e seja feliz...

    ResponderExcluir
  6. Estou querendocomprar uma chinesa e tô querendoopiniões dos amigos

    ResponderExcluir