terça-feira, 12 de julho de 2011

COMO EVITAR QUE SUA GUITARRA DESAFINE

Bem, atualmente eu tenho uma Epiphone Les Paul e uma Jackson. A Jackson tem aquela trava no headstock que impede as cordas de desafinarem, mas a Les Paul não. Um problema que eu estou tendo com a Les Paul é que ela desafina com muita frequencia. Fico pensando como eu vou fazer no dia que tiver que fazer um show (será?), pois a guitarra vai desafinar a cada música.

Foi aí que pesquisei no youtube e descobri que tem uma forma simples de minimizar esse problema: basta salpicar grafite nos sulcos do nut (que é aquela parte branca onde as cordas ficam apoiadas, no headstock). Veja o vídeo abaixo para entender melhor.

O grafite vai fazer com que a corda escorregue mais facilmente ali, e assim as desafinadas serão milimétricas, ao invés de darem aquelas desgarradas mais fortes e mais extensas, que mudam muito a afinação da corda com mais intensidade. Eu ainda não fiz isso, mas farei amanhã mesmo, e aí compartilho os resultados mais tarde.

2 comentários:

  1. Minha semi acústica ibanez new western black desafina de dar raiva. Acredito q seja pelo sistema de mola do cavalete. Não sei mais o q fazer

    ResponderExcluir